segunda-feira, 27 de setembro de 2010

É SAUDAVEL TER UM POUCO DE MEDO


É saudável ter algum medo de dirigir. Não é fácil dirigir nos grandes centros urbanos e nas estradas; é um enorme desafio. Imaginemos esse medo redobrado, que é caso de um motorista novo. Dirigir não é brincadeira, não é ato de lazer; pelo contrário, exige uma grande atenção e lucidez. O apoio ao motorista novo é muito importante para que adquira confiança gradualmente. Ele só vai dirigir bem, e com tranquilidade, se não for impulsivo demais e se conseguir desenvolver a consciência.
As pessoas não dirigem bem quando não estão conscientes do que estão fazendo. Aquelas com muito medo de dirigir, em certos momentos de ansiedade, perdem a noção do que estão fazendo. O domínio do emocional fica de lado e passa a existir o descontrole. A Ansiedade toma conta dos pensamentos e a mente fica vazia, como se a pessoa tivesse esquecido de tudo o que aprendeu. Estacionar o carro e respirar calmamente pode ajudar a voltar ao equilíbrio. Dirigir com o coração disparando e com muita ansiedade não traz efeitos positivos.
É necessário certa agressividade para dirigir. Se a pessoa estiver demasiadamente calma, não terá atenção suficiente para dominar o carro. Se estiver muito nervosa, não terá condições de fazer os movimentos mais eficientes para dirigir bem. O equilíbrio vai sendo conquistado com o aprimoramento e com autoconhecimento.
Fonte: Livro Sem Medo de Dirigir, Autora: Regina Pastore, Editora Alaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário