segunda-feira, 17 de maio de 2010

IGNIÇÃO - Caçadores de mitos - A hora da Verdade

Ligar o carro com farol aceso queima a lâmpada, sim ou não?

Essa é uma recomendação passada de pai para filho há décadas. Mas será que a sobrecarga é realmenmte prejudicial à vida útil das lâmpadas? Ou isso não passa de mais um mito?
Herdei do meu pai o veljo hábito de nunca ligar o carro com os faróis acesos. Em conversas recentes aqui na redação sobre o assunto, lembramos que muitos acreditam que fazer o oposto pode queimar as lâmpadas. Fomos ao tira-teima.
Jomar Napoleão, vice-diretor do comitê de veículos de passeio da Sae Brasil, afirma que deixar muitas coisas ligadas no momento da ignição pode sobrecarregar a bateria, mas não queimar as luzes. Fomos ao Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) testar a teoria em dois sistemas de partida do motor. Em um deles, há o corte dos faróis e acessórios. No outro, não. Mas nenhum dos dois queimará a lâmpada de imediato, a menos que ela esteja próxima do fim de sua vida.
No primeiro caso, o próprio sistema apaga as lampadas dos faróis quando a ignição é acionada, deixnado só as lanternas acesas. Isso poupa a bateria, mas reduz a vida útil da lâmpada. " Quando o farol está apagado, a lâmpada mantém a temperatura ambiente. Se é ligado, a temperatura do interior da lâmpada sobe rapidamente, dilatando o filamento por onde passa a corrente. Ocorte feito durante a ignição diminui a temperatura, fazendo o filamento se contrair. A repetição desse movimento aumenta a fadiga do filamento da lâmpada", afirma Gerson Burin, analista técnico do Cesvi.
Na segunda situação, a bateria não é usada exclusivamente para girar o motor de artida. Ela tem de laimentar também os faróis, o que exige um pouco mais da peça. "Quando os faróis são acesos, as luzes do painel e da placa também se iluminam . Há muita coisa para alimentar sem a ajuda do alternador antes da partida", diz Burin.

CONDIÇÃO DA BATERIA - sempre ocorre uma queda na tensão do componente durante a ignição. Quando menor ela for, melhor. O sistema que desliga os faróis é usado, normalmente,
nos projetos em que a parte elétrica do veículo solicita muita energia da bateria.


SISTEMA QUE NÃO DESLIGA OS FARÓIS - Voltagem
Motor desligado e luzes apagfadas - 11,91 v
Pico da partida e luzes apagadas - 10,47 v
Diferença: 1,44 v


Motor desligado e luzes acesas - 11,52 v
Pico da partida e luzes acesas - 10,40 v
Diferença: 1,12 v

Resultado de teste realizado com multímetro



SISTEMA QUE DESLIGA OS FARÓIS: Voltagem

Motor desligado e luzes apagadas - 11,37 v
Pico da partida e luzes apagadas - 8,91 v
Diferença: 2,46 v


Motor desligado e luzes acesas - 10,90 v
Pico da Partida e luzes acesas - 8,69 v
Diferença: 2,21 v


Fonte Auto esporte - Outubro/2009 - Edita Globo

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