sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bons Hábitos alimentares

dicas anteriores - dicas recentes

O verão é uma época das mais agradáveis do ano e uma oportunidade para rever os hábitos alimentares inadequados. É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica.
A transpiração excessiva leva a perda de sais minerais que podem ser repostos por sucos de frutas e água de coco, além dos isotônicos e repositores hidro-eletrolíticos recomendados para praticantes de atividade física.
Também é importante substituir os refrigerantes pelos sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco. Os liquídos somente devem ser evitados durante as refeições para não dificultar a digestão.
Uma opção saudável são as carnes magras, carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados.
Abuse das folhas verdes e legumes-de preferência crus - cuidado com o tempero das saladas, evite molhos prontos e maionese, substitua-os por azeite, limão, vinagre e molhos à base de iogurte.
Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios.
Faça entre cinco e seis refeições de pequeno volumes por dia estimula o metabolismo e aumenta o gasto energético. Beba no mínimo dois litros de água ao dia, hidrata o corpo e auxilia na eliminação de toxinas.
A prática de esportes em jejum ou em longos períodos sem se alimentar pode provocar desmaios. O ideal é fazer lanches antes e após os treinos para a manutenção dos estoques de energia e recuperação muscular.

Fonte: Folha do trolebus, S.B.Campo dia 26/02/2010 (adaptação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário