quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

EMERGÊNCIA - DIREÇÃO DEFENSIVA

dicas anteriores - dicas recentes
Conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. Com essas qualidades é possível dirigir sem oferecer riscos a si mesmo e aos outros

Direção defensiva é o conjunto de medidas utilizadas para prevnir ou diminuir as conseqüência dos acidentes de trânsito. Considerando o fato de que em todo acidente sempre existe uma falha humana, por ignorância ou imprudência, a direção defensiva pretende que o motorista esteja sempre atento para possíveis imprevistos. No Brasil, resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista faça um curso de Direção Defensiva para obeter ou renovar sua carteira de habilitação. Dirigir defensivamente requer do motorista: conhecimento, atenção, previsão habilidade e ação.

Conhecimento
O motorista deve conhecer as leis de trânsito, o seu veículo, equipamentos e as condições adversas que podem ser encontradas durante a condução.



Atenção
O motorista deve estar sempre atento e em constante alerta a uma série de fatores que interferem, seja no sentido de prevenir acidentes, no caso da sinalização, seja no sentido de evitar situações de perigo, no caso de outros motoristas, pedestre, ciclistas, animais, ales de todas as demais condições adversas.

Previsão
O motorista deve se preparar antecipadamente para agir, caso aconteça algum imprevisto. Ele nunca deve ser apanhado de surpresa.


Habilidade
Habilidade é a destreza necessária que o motorista deve ter para conduzir seu veículo corretamente, podendo fazer as manobras necessárias para evitar situações de risco para si mesmo e para outras pessoas ao redor.
Fontes.: Revista Vida e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário